LEC conta com nova tecnologia para prevenir lesões
Melhorar o rendimento do time em campo, atuar na prevenção de lesões e, principalmente, promover o bem-estar dos atletas. Tudo isso também tem a ver com a saúde bucal. Por essa razão, o Londrina Esporte Clube passa a contar a partir de agora com um dos mais modernos sistemas de diagnósticos e tratamento em odontologia do Brasil por meio de parceria com a Scaff Odontologia, clínica da cidade que está há quase 15 anos promovendo o tratamento bucal de pacientes do país e do exterior e que também participa de pesquisas no assunto.
Na manhã desta quarta-feira (24), o goleiro César, os laterais Telo e Ayrton, além do atacante Artur, foram os primeiros jogadores do elenco principal alviceleste a passar pelo diagnóstico na clínica – localizada na Rua Senador Souza Naves, no centro de Londrina.
“A odontologia está diretamente ligada ao esporte e aos atletas de alto rendimento”, lembra o gestor da Scaff Odontologia e especialista em prótese dental, Fernando Scaff. “Há estudos que comprovam que uma saúde bucal deficiente pode comprometer em até 22% o rendimento do atleta. Então, essa parceria é justamente para que façamos um diagnóstico em todos os jogadores, através do check up preventivo digital, uma tecnologia nova com a qual podemos identificar com precisão se há algum tipo de foco de infecção que possa comprometer o desempenho dele em campo”, explica.
Se a saúde bucal deve ser motivo de preocupação para uma pessoa comum, para o atleta ela passa a ser determinante, enfatiza Scaff. “Bactérias provenientes de um problema bucal pode cair na corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo inteiro” destaca o especialista. “No corpo de um atleta, pode afetar diretamente no colágeno dos músculos. É por isso que podemos ter casos como quando um jogador sofre uma lesão muscular, volta a jogar, mas depois de um tempo apresenta a mesma lesão de novo. Esse é o tipo de quadro pode apontar para um problema bucal”, afirma Scaff.
“É uma parceria que acredito que chegou na hora certa para nós”, afirma o lateral-esquerdo Ayrton. “Isso é muito bom, pois nos ajuda a cuidar ainda mais da nossa saúde”, acrescenta. “É algo de extrema importância, pois a boca está diretamente ligada ao que ocorre no nosso corpo, como no caso das lesões”, destaca o goleiro César. “E nós, que somos atletas, precisamos ficar mais precavidos ainda. Mas com uma iniciativa como essa proposta pelo clube, o jogador inclusive se sente mais seguro para trabalhar”, completa o arqueiro.
Já não é de hoje que o desempenho físico passou a ser um dos principais requisitos para a prática do futebol. As lesões também têm sido um grande desafio para clubes, treinadores e atletas em meio ao calendário de jogos a cada meio e fim de semana. Segundo levantamento realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com informações dos clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A de 2016, foram 299 lesões detectadas no decorrer dos 380 jogos dessa competição – 140 delas envolvendo questões musculares em partes como coxa e virilha.
“O bem-estar dos nossos jogadores é muito importante para nós, para o desenvolvimento dele dentro de campo”, ressalta o presidente da SM Sports e gestor do Londrina Esporte Clube, Sérgio Malucelli. “E essa parceria vem nos ajudar bastante nesse sentido, pois pode detectar a causa de um eventual problema de lesão muscular antes mesmo de ele acontecer. Todo jogador tem que estar bem fisicamente. Mas até antes de cobrar o jogador, você primeiro tem que dar condições para que ele exerça bem o seu trabalho. E é o que nós procuramos sempre fazer aqui no clube”, encerra.