27/04/2017

Todo gol tem sua base

Todo gol tem sua base


Surgido em comemoração a data de aniversário de Haílton Corrêa Arruda, o Manga, um dos melhores goleiros que já existiu, o dia 26 de abril ficou conhecido como o Dia Nacional do Goleiro. Todo camisa 1 é diferenciado em campo, além de utilizar uniforme diferente, o goleiro também é o único a usar as mãos em um esporte que envolve exclusivamente os pés.

 

No elenco do Londrina Esporte Clube, os arqueiros  responsáveis por ficar debaixo das traves são: Cesar (vindo da categoria de base do LEC, atua na equipe principal), Alan (também revelado nas categorias de base e faz parte da equipe principal), Biagi (jogador da equipe sub-19), DJhonattan (também no elenco do sub-19), e o recém-chegado Zé Carlos (reforço para o Campeonato Brasileiro da Série B).

 

Os goleiros costumam ser os ídolos do futebol. No LEC, o responsável pelo preparo desses atletas é Edson Sabiá, no comando da preparação dos goleiros do Londrina desde a metade de 2011 e desde o começo do seu trabalho no elenco contando com o auxílio de Carlão, ex-goleiro do time. Em suas mãos já passaram grandes revelações do futebol, mas nem sempre é fácil, “no começo eles sofrem, mas aos poucos vão melhorando e se destacando com seus diferenciais”, conta Edson.

 

Por terem suas diversidades, o treinamento dedicado para os profissionais que atuam na grande área é diferente dos outros jogadores, e com isso, o compromisso aumenta.  “A responsabilidade deles no dia a dia é outra, eles chegam antes para treinar, saem depois, treinam separados… e a gente tem cobrança em cima disso, ainda mais por ser uma outra área. Temos que preparar quem joga e quem não joga, tanto fisicamente como psicologicamente e tecnicamente”, diz o preparador.

 

Há 20 anos Edson trabalha na preparação de goleiros. Neste mês de maio, o preparador completa 06 anos cuidando de quem fica nas traves da equipe alviceleste. Com um treinamento especificado, ele procura trabalhar as dificuldades individuais de cada um, “Treino cada um em separado, pois não é o mesmo nível técnico que cada jogador se encontra, eles sentem a diferença no tipo de trabalho. É uma atividade de reação, com bolas de dois tempos e três tempos no mesmo conjunto”, afirma.